Time Vai EPT!
O que eu aprendi: a manusear
aplicativos de celular e computador para reunião com várias pessoas de forma
síncrona, além da interação em grupo diferente das pessoas rotineiras.
Houve
aprendizado na nova configuração da rotina de estudos em casa
e ao mesmo tempo em atividade remota docente. Tenho repensado os meios de
ensino em Arte, pois muitas atividades são práticas e demanda criatividade na
hora de procurar materiais.
As atividades em metodologias ativas por meio de
utilização de ferramentas digitais têm sido desafiadoras. Apesar do instituto
federal fazer esforços para aparelhas os alunos com ferramentas digitais não
foi satisfatório, muitos ainda têm limitações técnicas, além das humanas como
autonomia, criatividade, disciplina. (Paola)
Para mim, foi uma experiência
diferente e inovadora, bem distinta das formas tradicionais de ensino, que
vivenciei na minha formação escolar até então.
É uma
maneira de instigar o aluno a refletir sobre o conteúdo
discutido, e ao escrever para se expressar, necessariamente, te faz juntar as
ideias que antes, estavam soltas na sua mente, desconexas, saindo de seu
ambiente de conforto, sendo desafiador.
A roda de conversa é interessante, pois, ao confrontar sua
experiência com a dos demais colegas, descobrimos pontos convergentes, em
comum, e isso traz mais confiança, porque de maneira equilibrada, todos
sentimos dificuldades para compreender novas metodologias, e isso é natural.
E os pontos divergentes, nos faz pensar o conteúdo passado sob outro
ponto de vista, outro aspecto, antes não vislumbrado. (Sinvaldo)
A cada processo de realização das fases, nos fez pensar e
buscar situações que poderia complementar a realização da atividade, pois
afinal o que eu sei sobre aprendizagem para o século XXI?
E com isso a cada intervenção do professor com a realização da aula expositiva,
era fundamental que eu prestasse ainda mais atenção na fala, pois de alguma
forma proporcionaria insight sobre pontos pertinentes.
Lado
positivo: há uma
aprendizado ativo bem sutil, nada extraordinário, mas bem envolvente, acabamos
produzindo textos sem aquela cobrança - “você tem que fazer um texto” – e foi a
parte que eu achei bem tocante, pois acabei elencando vários pontos importantes
a cada intervalo das aulas expositivas.
Lado
negativo: acredito
que há uma necessidade de uma bagagem cultural ou de experiências de certa
forma elaborada, pois teve alguns pontos que me gerou várias dúvidas, a ponto
de recorrer a alguns textos para ter certeza que meu raciocínio estava correto.
A finalização da aula com o Giving voice - roda de conversa -
proporcionou o compartilhamento do que cada discente entendia sobre o assunto,
por mais que vários pontos se repetem, teve muitas falas que acrescentou na
linha de raciocínio na proposta pedagógica. E nesta hora que compreendemos a
importância do saber escutar. (Fabiana Imberti)
Mestrandos: Fabiana Imberti; Paola Maeda; Sinvaldo Rodrigues
ProfEPT - Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama
Esse post me chamou muito a atenção. Ele tem muito do nosso contrato de aprendizagem e foi ainda no começo da semana de produção. Fantástico! Os destaques são:
ResponderExcluir1. O que eu aprendi: a manusear aplicativos de celular e computador para reunião com várias pessoas de forma síncrona, além da interação em grupo diferente das pessoas rotineiras.
2. Para mim, foi uma experiência diferente e inovadora (...) É uma maneira de instigar o aluno a refletir sobre o conteúdo discutido, e ao escrever para se expressar, necessariamente, te faz juntar as ideias que antes, estavam soltas na sua mente, desconexas, saindo de seu ambiente de conforto, sendo desafiador.
3. A roda de conversa é interessante, pois, ao confrontar sua experiência com a dos demais colegas, descobrimos pontos convergentes, em comum, e isso traz mais confiança, (...) E os pontos divergentes, nos faz pensar o conteúdo passado sob outro ponto de vista, outro aspecto, antes não vislumbrado.
4. há uma aprendizado ativo bem sutil, nada extraordinário, mas bem envolvente, acabamos produzindo textos sem aquela cobrança - “você tem que fazer um texto” – e foi a parte que eu achei bem tocante, pois acabei elencando vários pontos importantes a cada intervalo das aulas expositivas.
5. A finalização da aula com o Giving voice - roda de conversa - proporcionou o compartilhamento do que cada discente entendia sobre o assunto, por mais que vários pontos se repetem, teve muitas falas que acrescentou na linha de raciocínio na proposta pedagógica. E nesta hora que compreendemos a importância do saber escutar.
Obrigada professor pelo carinho! Sua aula foi extraordinária!
ResponderExcluir