KWL e GIVING VOICE - Experiências, desafios e perspectivas


Time Vai EPT!

       O que eu aprendi: a manusear aplicativos de celular e computador para reunião com várias pessoas de forma síncrona, além da interação em grupo diferente das pessoas rotineiras. 
           Houve aprendizado na nova configuração da rotina de estudos em casa e ao mesmo tempo em atividade remota docente. Tenho repensado os meios de ensino em Arte, pois muitas atividades são práticas e demanda criatividade na hora de procurar materiais.
           As atividades em metodologias ativas por meio de utilização de ferramentas digitais têm sido desafiadoras. Apesar do instituto federal fazer esforços para aparelhas os alunos com ferramentas digitais não foi satisfatório, muitos ainda têm limitações técnicas, além das humanas como autonomia, criatividade, disciplina. (Paola)

             Para mim, foi uma experiência diferente e inovadora, bem distinta das formas tradicionais de ensino, que vivenciei na minha formação escolar até então.
          É uma maneira de instigar o aluno a refletir sobre o conteúdo discutido, e ao escrever para se expressar, necessariamente, te faz juntar as ideias que antes, estavam soltas na sua mente, desconexas, saindo de seu ambiente de conforto, sendo desafiador.
                 A roda de conversa é interessante, pois, ao confrontar sua experiência com a dos demais colegas, descobrimos pontos convergentes, em comum, e isso traz mais confiança, porque de maneira equilibrada, todos sentimos dificuldades para compreender novas metodologias, e isso é natural.
              E os pontos divergentes, nos faz pensar o conteúdo passado sob outro ponto de vista, outro aspecto, antes não vislumbrado. (Sinvaldo)

                  A cada processo de realização das fases, nos fez pensar e buscar situações que poderia complementar a realização da atividade, pois afinal o que eu sei sobre aprendizagem para o século XXI?

            E com isso a cada intervenção do professor com a realização da aula expositiva, era fundamental que eu prestasse ainda mais atenção na fala, pois de alguma forma proporcionaria insight sobre pontos pertinentes.

                 Lado positivo: há uma aprendizado ativo bem sutil, nada extraordinário, mas bem envolvente, acabamos produzindo textos sem aquela cobrança - “você tem que fazer um texto” – e foi a parte que eu achei bem tocante, pois acabei elencando vários pontos importantes a cada intervalo das aulas expositivas.

                  Lado negativo: acredito que há uma necessidade de uma bagagem cultural ou de experiências de certa forma elaborada, pois teve alguns pontos que me gerou várias dúvidas, a ponto de recorrer a alguns textos para ter certeza que meu raciocínio estava correto.

            A finalização da aula com o Giving voice - roda de conversa - proporcionou o compartilhamento do que cada discente entendia sobre o assunto, por mais que vários pontos se repetem, teve muitas falas que acrescentou na linha de raciocínio na proposta pedagógica. E nesta hora que compreendemos a importância do saber escutar. (Fabiana Imberti)

         
Mestrandos: Fabiana Imberti; Paola Maeda; Sinvaldo Rodrigues
ProfEPT - Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama



KWL e GIVING VOICE - Experiências, desafios e perspectivas KWL e GIVING VOICE - Experiências, desafios e perspectivas Reviewed by Fabiana I. L. on 11:29 Rating: 5

2 comentários:

  1. Esse post me chamou muito a atenção. Ele tem muito do nosso contrato de aprendizagem e foi ainda no começo da semana de produção. Fantástico! Os destaques são:

    1. O que eu aprendi: a manusear aplicativos de celular e computador para reunião com várias pessoas de forma síncrona, além da interação em grupo diferente das pessoas rotineiras.

    2. Para mim, foi uma experiência diferente e inovadora (...) É uma maneira de instigar o aluno a refletir sobre o conteúdo discutido, e ao escrever para se expressar, necessariamente, te faz juntar as ideias que antes, estavam soltas na sua mente, desconexas, saindo de seu ambiente de conforto, sendo desafiador.

    3. A roda de conversa é interessante, pois, ao confrontar sua experiência com a dos demais colegas, descobrimos pontos convergentes, em comum, e isso traz mais confiança, (...) E os pontos divergentes, nos faz pensar o conteúdo passado sob outro ponto de vista, outro aspecto, antes não vislumbrado.

    4. há uma aprendizado ativo bem sutil, nada extraordinário, mas bem envolvente, acabamos produzindo textos sem aquela cobrança - “você tem que fazer um texto” – e foi a parte que eu achei bem tocante, pois acabei elencando vários pontos importantes a cada intervalo das aulas expositivas.

    5. A finalização da aula com o Giving voice - roda de conversa - proporcionou o compartilhamento do que cada discente entendia sobre o assunto, por mais que vários pontos se repetem, teve muitas falas que acrescentou na linha de raciocínio na proposta pedagógica. E nesta hora que compreendemos a importância do saber escutar.

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  2. Obrigada professor pelo carinho! Sua aula foi extraordinária!

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Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.