Em relação ao KWL achamos muito bacana, pois ao mesmo tempo: pudemos dizer o que sabíamos e o que gostaríamos de aprender em relação à educação para o século XXI. No decorrer da aula tivemos momentos de pausa para registrar o que nos foi transmitido, ou seja, o que aprendemos. Então, essa ferramenta possibilitou mostrar nosso nível de conhecimento, nosso desejo de conhecimento e, ao final, o que adquirimos de conhecimento. Foi um processo construído em conjunto que auxiliou no aprendizado. Muito legal!
Após finalizar o KWL deu-se início na roda de conversa, muito legal também por podermos compartilhar o que aprendemos de forma Individual. Foi possível perceber os pontos em comum e também os particulares de cada colega. E por se tratar de um mesmo assunto, que foi refletido por todos, aumentou nossa percepção. Isso graças ao trabalho em grupo. O que começou com um relato de conhecimento individual transformou-se em uma dinâmica de grupo muito construtiva onde todos tiveram seus momentos de falar e ouvir, trabalhando a comunicação.
Atendendo ainda à pirâmide de Edgar Dale: Foi possível aprender uma nova ferramenta (KWL) na prática e através das apresentações em grupo foi possível abrir discussões, que é outra forma de enfatizar o aprendizado.
Heliene Cléssia
Raian Sânder
Sheila de Palma
Não há o que comentar. Vou apenas destacar: "Foi possível perceber os pontos em comum e também os particulares de cada colega. E por se tratar de um mesmo assunto, que foi refletido por todos, aumentou nossa percepção. Isso graças ao trabalho em grupo. O que começou com um relato de conhecimento individual transformou-se em uma dinâmica de grupo muito construtiva onde todos tiveram seus momentos de falar e ouvir, trabalhando a comunicação."
ResponderExcluir