Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/mao-desenhada-pensando-fundo-do-conceito_4723681.htm#page=1&query=conhecimento&position=28
Posso definir a experiência vivenciada durante a disciplina
de Práticas Educativas em EPT, ministrada pelo professor Antônio Júnior, como
desafiadora e agregadora!!! Diferente de tudo que já havia vivenciado em minha
trajetória acadêmica!!!
As aulas que seriam presenciais aconteceram de forma remota
(devido a pandemia); mas, isso não impediu a participação ativa da turma nas
atividades propostas pelo professor Antônio Júnior, que conduziu todo o
processo nos instigando, a todo o tempo, a construir nosso próprio conhecimento
“colocando a mão na massa” (“aprender fazendo”).
Pudemos conhecer diversas estratégias, ferramentas e práticas
de ensino, entre elas o Mapa de Empatia, Padlet, Learning Cafe, Brainstorm + Value
Clock, entre outras.
Construir um portfólio também foi uma experiência nova e
interessante, pois ao mesmo tempo em que ele era desenvolvido, refletíamos e
organizávamos os conhecimentos construídos.
Que bom que todos toparam o desafio, não é? Esse é um risco importante a ser considerado, pois tudo daria errado se a decisão dos estudantes fosse diferente. Então, como um professor pode manejar para aumentar as chances de adesão da turma ao projeto? Primeiro, faça um bom contrato de aprendizagem com todos. Depois, torne tudo transparente através da divulgação da produção em estágios em rede sociais. Isso cria um grande interesse externo e dos próprios estudantes, quando finalmente percebem que são protagonistas de um processo de aprendizagem criativo.
ResponderExcluirGente, como eu faço para me matricular nas aulas deste professor? Show!!!!
ResponderExcluir