BRAINSTORM + VALUE CLOCK - Relatos de experiências


TIME VAI EPT!

                  No uso da estratégia Brainstorm+Value Clock, tive um pouco de dificuldade para entender a questão do relógio de valor, mas depois das explicações do professor, compreendi a ideia. 
Após, realizar a curadoria foi o que tomou um pouco mais de tempo. Organizar todas as contribuições do Brainstorm (toró de parpite) exigiu mais reflexão, mas é muito democrática e colaborativa, o que facilita demais o desenvolvimento do processo. (Sinvaldo) 
         A vivência com a metodologia "Brainstorm e Value clock" foi nova e muito interessante. A possibilidade de conversar, debater sobre as variedades de modelos de avaliação de aprendizagem e atribuir-lhes conceitos de valor nos leva a considerar que uma avaliação de disciplina deverá haver uma variedade de métodos de avaliação. Em um processo omnilateral da educação profissional, avaliar somente com um ou dois tipos de avaliação não contempla as diferentes faces da aprendizagem. (Paola)
                   O processo de Brainstorm é produzir o máximo de ideias possíveis, sem descartar nenhuma, para a resolução do problema, com isso saímos do óbvio, do comum, da passividade, e partimos há novos saberes que ativamente procuramos elencar. Num próximo momento da interação foi a hora de escolher dentre as várias possibilidades quais seriam as mais adequadas para a realidade do problema e nesta parte foi fundamental a discussão em equipe, que de forma crítica e reflexiva conseguimos optar pelas quais acreditamos que melhor alcançaria os objetivos. Já com o Value Clock conseguimos relacionar quais dentre as opções que  separamos tinha maior peso em comparação com as outras e isso nos deu um norte. (Fabiana Imberti)


Mestrandos: Fabiana Imberti; Paola Maeda; Sinvaldo Rodrigues
ProfEPT - Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama









BRAINSTORM + VALUE CLOCK - Relatos de experiências BRAINSTORM + VALUE CLOCK - Relatos de experiências Reviewed by Fabiana I. L. on 16:57 Rating: 5

2 comentários:

  1. Enfim, acredito que realmente viveram uma experiência de aprender fazendo, aprender ensinando, aprender conversando! Faltou treinarmos a técnica snowball (think-pair-share). Pesquise e experimente.

    ResponderExcluir
  2. O diálogo foi fundamental para o aprendizado!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.

Popular Posts