A disciplina Práticas Educativas em Educação Profissional e
Tecnológica, conduzida pelo Professor Antônio, apesar de ter sido ministrada na
modalidade EAD, foi desenvolvida dentro da concepção de metodologias ativas ou
aprendizagem baseada em projetos.
A aprendizagem baseada em projetos tem uma abordagem
pedagógica de caráter ativo e tem foco no desenvolvimento de competências e
habilidades, além de se possibilitar o trabalho colaborativo e promover a
interdisciplinaridade.
A dinâmica de trabalho utilizada pelo professor para conduzir
as aulas expositivas foi bem dinâmica na medida em que possibilitou a interação
dos alunos para comentar e fazer perguntas durante todo o desenvolvimento da
aula, tornando o momento menos monótono e mais atrativo, ou seja, até no
momento de exposição ou período que no modelo tradicional de ensino seria
destinado somente para fala do professor os alunos puderam participar de forma
ativa.
O professor se apropriou de diversas técnicas que possibilitaram
a construção ativa e coletiva do conhecimento para nos mostrar que é possível
trabalhar de forma interdisciplinar e avaliar na perceptiva de
desenvolvimento de competências. Enfatizando que na promoção de uma formação
onmilateral, o docente não deve limitar-se em praticar apenas um mesmo modelo
avaliativo, mas, possibilitar que o aluno possa demostrar de várias formas e
maneiras o conhecimento construído, mostrar que realmente alcançou a
competência desejada.
A experiência proporcionada pela realização da disciplina foi
rica e desafiadora, construímos mapa de empatia, discurso NABC, realizamos
Learning Café, World Café e Rotação por estações de aprendizagem, técnicas
Brainstorm+Value Clock, “toró de parpite, construímos objetivos de aprendizagem
e propostas avaliativas vinculadas ao desenvolvimento de competências. Produzimos
muito em um pequeno intervalo de tempo.
O melhor de tudo é que agora toda produção pode ser vista por
todos em forma de portfólio, pois até a metodologia utilizada pelo professor
para avaliar, é um instrumento de avaliação, que dá visibilidade ao
conhecimento apreendido, construído, que leva à reflexão, que evidencia os
diferentes elementos do desenvolvimento dos alunos, não é, portanto, só uma
amostragem das atividades desenvolvidas. O portfólio representa de forma real
como ocorreu o processo de construção do saber e também nos possibilita a
autorreflexão, pois mostra qual foi a concepção de ensino e de aprendizagem
adotada, e quais foram os resultados obtidos.
Foram seis dias de muito aprendizado, muito conhecimento
recebido e construído coletivamente, experiências compartilhadas, de reflexões
e criações. Dias, que me permitiram, ver na prática os conhecimentos teóricos
que me foram apresentados durante a formação acadêmica e posteriormente nos
cursos de aperfeiçoamento docente somente em teorias, totalmente desvinculados
da prática. Me vi, totalmente incluída no processo de aprendizagem, meus
conhecimentos prévios foram considerados e valorizados, me percebi construtora
ativa do meu próprio conhecimento, conhecimento este, contextualizado com a
realidade social, cultural e educacional possibilitado o desenvolvimento do
pensamento crítico, e o professor, sempre motivador, orientador, supervisor presente
e à disposição dos alunos durante todo o processo. Tudo isso me vez compreender
de fato como deve ser a educação para o Século XXI.
Que bom que vivemos a aplicação da teoria! Entendo que o conhecimento é importante, mas o conhecimento aplicado salva vidas...
ResponderExcluirAgora, duas perguntas:
1. Vivemos a transição da aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no estudante durante essa semana de intenso trabalho?
2. Vivemos uma prática pedagógica dialógica e democrática?