Portfólio de Aprendizagem - Experiência da disciplina Práticas Educativas

         



A disciplina Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, conduzida pelo Professor Antônio, apesar de ter sido ministrada na modalidade EAD, foi desenvolvida dentro da concepção de metodologias ativas ou aprendizagem baseada em projetos.
A aprendizagem baseada em projetos tem uma abordagem pedagógica de caráter ativo e tem foco no desenvolvimento de competências e habilidades, além de se possibilitar o trabalho colaborativo e promover a interdisciplinaridade.
A dinâmica de trabalho utilizada pelo professor para conduzir as aulas expositivas foi bem dinâmica na medida em que possibilitou a interação dos alunos para comentar e fazer perguntas durante todo o desenvolvimento da aula, tornando o momento menos monótono e mais atrativo, ou seja, até no momento de exposição ou período que no modelo tradicional de ensino seria destinado somente para fala do professor os alunos puderam participar de forma ativa. 
O professor se apropriou de diversas técnicas que possibilitaram a construção ativa e coletiva do conhecimento para nos mostrar que é possível trabalhar de forma interdisciplinar e avaliar na perceptiva de desenvolvimento de competências. Enfatizando que na promoção de uma formação onmilateral, o docente não deve limitar-se em praticar apenas um mesmo modelo avaliativo, mas, possibilitar que o aluno possa demostrar de várias formas e maneiras o conhecimento construído, mostrar que realmente alcançou a competência desejada.
A experiência proporcionada pela realização da disciplina foi rica e desafiadora, construímos mapa de empatia, discurso NABC, realizamos Learning Café, World Café e Rotação por estações de aprendizagem, técnicas Brainstorm+Value Clock, “toró de parpite, construímos objetivos de aprendizagem e propostas avaliativas vinculadas ao desenvolvimento de competências. Produzimos muito em um pequeno intervalo de tempo.
O melhor de tudo é que agora toda produção pode ser vista por todos em forma de portfólio, pois até a metodologia utilizada pelo professor para avaliar, é um instrumento de avaliação, que dá visibilidade ao conhecimento apreendido, construído, que leva à reflexão, que evidencia os diferentes elementos do desenvolvimento dos alunos, não é, portanto, só uma amostragem das atividades desenvolvidas. O portfólio representa de forma real como ocorreu o processo de construção do saber e também nos possibilita a autorreflexão, pois mostra qual foi a concepção de ensino e de aprendizagem adotada, e quais foram os resultados obtidos.
Foram seis dias de muito aprendizado, muito conhecimento recebido e construído coletivamente, experiências compartilhadas, de reflexões e criações. Dias, que me permitiram, ver na prática os conhecimentos teóricos que me foram apresentados durante a formação acadêmica e posteriormente nos cursos de aperfeiçoamento docente somente em teorias, totalmente desvinculados da prática. Me vi, totalmente incluída no processo de aprendizagem, meus conhecimentos prévios foram considerados e valorizados, me percebi construtora ativa do meu próprio conhecimento, conhecimento este, contextualizado com a realidade social, cultural e educacional possibilitado o desenvolvimento do pensamento crítico, e o professor, sempre motivador, orientador, supervisor presente e à disposição dos alunos durante todo o processo. Tudo isso me vez compreender de fato como deve ser a educação para o Século XXI.
Portfólio de Aprendizagem - Experiência da disciplina Práticas Educativas Portfólio de Aprendizagem - Experiência  da disciplina Práticas Educativas Reviewed by Vanessa Oliveira on 19:19 Rating: 5

Um comentário:

  1. Que bom que vivemos a aplicação da teoria! Entendo que o conhecimento é importante, mas o conhecimento aplicado salva vidas...

    Agora, duas perguntas:

    1. Vivemos a transição da aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no estudante durante essa semana de intenso trabalho?

    2. Vivemos uma prática pedagógica dialógica e democrática?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.