CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM




O portfólio é um ambiente onde registramos nossas aprendizagens, e a cada etapa nos foi apresentado a um modelo de metodologias ativas, e posteriormente registramos sobre os benefícios ou não da ferramenta educacional utilizada, sendo um processo que influencia a atuação do profissional.
O docente sempre vemos como transmissor do conhecimento. E desta vez foi o oposto que vivemos na semana da disciplina de Práticas Educativas em EPT, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Santos. Dinâmica completamente diferente, nem o docente como mero transmissor de conhecimento, nem o discente como receptor passivo de aprendizagem, literalmente saímos da zona confortável do ensino tradicional, daquela passividade de sempre de receber as informações prontas, acabadas, idealizadas pela produção de outro.
A construção foi árdua, não vou negar, mas a cada aprendizado um sentimento de vitória nos preenchia. Ter essa consciência hoje de que existem formas muito mais interessantes de lecionar, nos entristece de como é a realidade educacional brasileira. A realidade é que muitas vezes deixamos de ser protagonista de uma sociedade mais justa, a espera de um salvador, e não compreendemos que para que possa ocorrer uma mudança há a necessidade de uma reformulação da educação.
Hoje a visão que eu tenho da escola vai muito além de formar pessoas para o mercado de trabalho, mas sim para o mundo do trabalho, uma escola que seja democrática, emancipadora, cidadã, dialógica e contextualizada, para que ocorra o protagonismo juvenil, e os métodos para que isso seja alcançado é utilizando metodologias que incorpora os problemas da realidade de seu cotidiano.
O conhecimento foi enriquecedor nos transformou por completo, adquirimos capacidade de sermos profissionais que tenha em mente a importância de educar para o mundo, com as diversidades inerentes da vida.

E afinal, o aprendizado foi uma pintura de Van Gogh ou Romero Brito? Já posso responder que foi uma mistura incrivelmente gratificante, e que no fim virou A noite estrelada!







CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM Reviewed by Fabiana I. L. on 18:21 Rating: 5

Um comentário:

  1. Que delícia saber que conseguiu enxergar a noite estrelada! A realização da aprendizagem e a função da escola sempre é uma incerteza, pois depende da transformação do estudante - para um novo entendimento, para um novo comportamento, para uma nova ação. É por isso que acreditamos tanto em provas de múltipla escolha, elas eximem a escola desse papel transformador e sugere uma sensação de meritocracia (lembra do Bordieu!?!?).

    Mas, mudando de assunto, considerando a EPT, qual seria a importância de um bom portfólio de aprendizagem construído pelo estudante ao longo do seu curso? Como esse repertório poderia ser utilizado pelo estudante ao deixar a escola/instituto/universidade para contribuir com o desensolvimento da sociedade? Alguma sugestão?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.