Portfólio de Conhecimentos - Disciplina de Práticas Educativas em EPT do ProfEPT/IFRO - Um relato de experiência.


Semana de chuva de informações, essa semana  de 18 a 23 de maio a disciplina de Práticas Educativas em EPT do ProfEPT/IFRO ministrada pelo professor Antônio Jr. de forma remota, por conta da pandemia do COVID19, propiciou-nos uma rica experiência no que diz respeito a práticas de metodologias ativas na educação, e a melhor parte foi que pudemos aprender fazendo, pondo em prática o aprendizado em tempo real.
Trabalhos em grupo, uso sistemático da tecnologia, Giving voice - roda de conversa para reflexões diárias e acompanhamento, pelo professor, para sanar dúvidas que surgissem durante o desenvolvimento das atividades permitiram que as produções ocorressem sem grandes dificuldades.
No portfólio de aprendizagem podemos listar:  Experiência KWL e Mapa de empatia – uma reflexão sobre você e sobre o outro, Learning café – uma construção coletiva, Construção do discurso NABC – Um discurso de convencimento, Tempestade de ideias e relógio de valor (Brainstorm+Value Clock) - dispor as mais variadas formas de avaliação da aprendizagem e posteriormente classificar as mais relevantes com o uso do relógio, A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, e a criação de panfleto com a utilização da tecnologia – Canva, aprendizado que, com certeza, tranformarão minha prática pedagógica.
Agradeço ao professor Antônio por sua atenção, dedicação e afinco no excelente trabalho oferecido.
                                                       
                                                                                                                                                                                              Mestranda: Maria Waldemira dos Santos Ramos.

Portfólio de Conhecimentos - Disciplina de Práticas Educativas em EPT do ProfEPT/IFRO - Um relato de experiência. Portfólio de Conhecimentos - Disciplina de Práticas Educativas em EPT do ProfEPT/IFRO - Um relato de experiência. Reviewed by Waldemira on 18:53 Rating: 5

Um comentário:

  1. Acredito que o maior desafio foi conseguir estabelecer (penso que conseguimos!) um canal de comunicação eficiente para a negociação de sentidos e mediação da aprendizagem de forma remota. Às vezes, fico a refletir se isso foi facilitado por todos os participante serem adultos e profissionais em pleno desenvolvimento profissional. Será que conseguiríamos conseguir o mesmo engajamento e sucesso com outro público... Como saber?¹?¹

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.