Semana
de chuva de informações, essa semana de
18 a 23 de maio a disciplina de Práticas Educativas em EPT
do ProfEPT/IFRO
ministrada
pelo professor Antônio Jr. de forma remota, por conta da pandemia do COVID19,
propiciou-nos uma rica experiência no que diz respeito a práticas de
metodologias ativas na educação, e a melhor parte foi que pudemos aprender
fazendo, pondo em prática o aprendizado em tempo real.
Trabalhos
em grupo, uso sistemático da tecnologia, Giving voice - roda de conversa para
reflexões diárias e acompanhamento, pelo professor, para sanar dúvidas que
surgissem durante o desenvolvimento das atividades permitiram que as produções
ocorressem sem grandes dificuldades.
No
portfólio de aprendizagem podemos listar:
Experiência
KWL e Mapa de empatia – uma
reflexão
sobre você e sobre
o outro,
Learning
café – uma
construção
coletiva,
Construção
do discurso NABC – Um
discurso de convencimento, Tempestade de ideias e relógio de valor
(Brainstorm+Value
Clock)
- dispor as
mais variadas formas de avaliação
da aprendizagem e
posteriormente classificar as mais relevantes com o uso do relógio,
A
taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom,
e a criação de panfleto com a utilização da tecnologia – Canva, aprendizado que, com
certeza, tranformarão minha prática pedagógica.
Agradeço
ao professor Antônio por sua atenção, dedicação e afinco no excelente trabalho
oferecido.
Mestranda: Maria Waldemira dos Santos Ramos.
Acredito que o maior desafio foi conseguir estabelecer (penso que conseguimos!) um canal de comunicação eficiente para a negociação de sentidos e mediação da aprendizagem de forma remota. Às vezes, fico a refletir se isso foi facilitado por todos os participante serem adultos e profissionais em pleno desenvolvimento profissional. Será que conseguiríamos conseguir o mesmo engajamento e sucesso com outro público... Como saber?¹?¹
ResponderExcluir