
Imagem extraída de: https://oer.kmi.open.ac.uk/?page_id=423
Durante a disciplina de Práticas
Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, conduzida pelo Professor
Antônio, realizamos diversas atividades que proporcionaram uma aprendizagem
construtiva e profícua, de forma síncrona e remota.
Antes de iniciarmos as atividades
solicitadas, o professor Antônio dividiu grupos e cada grupo escolheu um nome,
o nome do meu grupo, composto por 4 integrantes, foi go, power rangers!
Na primeira atividade construímos o
mapa de empatia e depois realizamos o discurso NABC. Durante a realização do
mapa de empatia entrevistamos uma pessoa, onde realizamos diversas perguntas
para construirmos um personagem que estava à procura de um curso para
enriquecimento do currículo e inserção no mercado de trabalho e, posteriormente,
criamos o curso para esse personagem. Durante
o discurso NABC realizamos um discurso para convencer o personagem, criado por
nós, a fazer um curso para enriquecer seu currículo e suas experiências. Ao
final, esse discurso se transformou em um vídeo.
Em seguida, realizamos as atividades
por meio do Learning Café, World Café e Rotação por estações de aprendizagem.
Nessa etapa criamos uma disciplina e conteúdos para integrar o curso que seria
oferecido para o personagem que criamos, para tanto, utilizamos o google docs,
o que proporcionou um desenvolvimento simultâneo das atividades e a interação
entre os grupos. Ao final dessa atividade construímos a disciplina comunicação para
o trabalho em equipe e seus conteúdos.
O próximo passo foi a escolha da forma
de avaliação da aprendizagem, por meio das técnicas Brainstorm+Value Clock.
Durante essa etapa apontamos diversas formas para realizarmos a avaliação da
aprendizagem do personagem em questão, para tanto, apontamos diversas maneiras
de avaliação por meio de um “toró de parpite” e depois enxugamos a lista até
chegarmos em três formas de avaliação da aprendizagem.
Continuando a construção do nosso
curso, elaboramos os objetivos de aprendizagem da disciplina comunicação para o
trabalho em equipe e, após a interação com as demais equipes, construímos 9
objetivos de aprendizagem.
Por fim, realizamos a integração da
nossa disciplina com as demais disciplinas do curso, criadas pelos outros
grupos. Durante esse passo tivemos que integrar nossos objetivos de aprendizagem
com as outras disciplinas e construímos projetos para trabalharmos os conteúdos
das disciplinas de forma integrada e escolhemos uma forma de avaliação da
aprendizagem. No final dessa etapa
realizamos o projeto “saboreando e divulgando as delícias da matemática diária”.
Participar da disciplina práticas
pedagógicas em educação profissional e tecnológica foi uma experiência
enriquecedora e frutífera, onde pude vivenciar uma nova maneira de construir
conhecimento, fundada na aprendizagem baseada em projeto por meio de
metodologias ativas. Certamente levarei essa experiência para minha prática
pedagógica, pois, não vejo como positiva uma educação baseada em currículos
fragmentados. O conhecimento deve ser construído de acordo com a realidade na
qual o indivíduo está inserido, considerando a integração dos conteúdos.
Educar é crescer. Crescer é Viver, (disse Anisio Teixeira). Quem bom saber que você viveu "uma nova (não é tão nova assim, apenas não foi adotada)
ResponderExcluirmaneira de construir conhecimento, fundada na aprendizagem baseada em projeto por meio de metodologias ativas.