Portfólio referente ao processo de construção de conhecimento na disciplina de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica – Um relato de experiência

Capítulo 05. Construção coletiva do conhecimento: desafios da ...


Durante a disciplina de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, conduzida pelo Professor Antônio, realizamos diversas atividades que proporcionaram uma aprendizagem construtiva e profícua, de forma síncrona e remota.
Antes de iniciarmos as atividades solicitadas, o professor Antônio dividiu grupos e cada grupo escolheu um nome, o nome do meu grupo, composto por 4 integrantes, foi go, power rangers!
Na primeira atividade construímos o mapa de empatia e depois realizamos o discurso NABC. Durante a realização do mapa de empatia entrevistamos uma pessoa, onde realizamos diversas perguntas para construirmos um personagem que estava à procura de um curso para enriquecimento do currículo e inserção no mercado de trabalho e, posteriormente, criamos o curso para esse personagem.  Durante o discurso NABC realizamos um discurso para convencer o personagem, criado por nós, a fazer um curso para enriquecer seu currículo e suas experiências. Ao final, esse discurso se transformou em um vídeo.
Em seguida, realizamos as atividades por meio do Learning Café, World Café e Rotação por estações de aprendizagem. Nessa etapa criamos uma disciplina e conteúdos para integrar o curso que seria oferecido para o personagem que criamos, para tanto, utilizamos o google docs, o que proporcionou um desenvolvimento simultâneo das atividades e a interação entre os grupos. Ao final dessa atividade construímos a disciplina comunicação para o trabalho em equipe e seus conteúdos.
O próximo passo foi a escolha da forma de avaliação da aprendizagem, por meio das técnicas Brainstorm+Value Clock. Durante essa etapa apontamos diversas formas para realizarmos a avaliação da aprendizagem do personagem em questão, para tanto, apontamos diversas maneiras de avaliação por meio de um “toró de parpite” e depois enxugamos a lista até chegarmos em três formas de avaliação da aprendizagem.
Continuando a construção do nosso curso, elaboramos os objetivos de aprendizagem da disciplina comunicação para o trabalho em equipe e, após a interação com as demais equipes, construímos 9 objetivos de aprendizagem.
Por fim, realizamos a integração da nossa disciplina com as demais disciplinas do curso, criadas pelos outros grupos. Durante esse passo tivemos que integrar nossos objetivos de aprendizagem com as outras disciplinas e construímos projetos para trabalharmos os conteúdos das disciplinas de forma integrada e escolhemos uma forma de avaliação da aprendizagem.  No final dessa etapa realizamos o projeto “saboreando e divulgando as delícias da matemática diária”.
Participar da disciplina práticas pedagógicas em educação profissional e tecnológica foi uma experiência enriquecedora e frutífera, onde pude vivenciar uma nova maneira de construir conhecimento, fundada na aprendizagem baseada em projeto por meio de metodologias ativas. Certamente levarei essa experiência para minha prática pedagógica, pois, não vejo como positiva uma educação baseada em currículos fragmentados. O conhecimento deve ser construído de acordo com a realidade na qual o indivíduo está inserido, considerando a integração dos conteúdos. 
Portfólio referente ao processo de construção de conhecimento na disciplina de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica – Um relato de experiência Portfólio referente ao processo de construção de conhecimento na disciplina de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica – Um relato de experiência Reviewed by Fabiana Alves on 17:00 Rating: 5

Um comentário:

  1. Educar é crescer. Crescer é Viver, (disse Anisio Teixeira). Quem bom saber que você viveu "uma nova (não é tão nova assim, apenas não foi adotada)
    maneira de construir conhecimento, fundada na aprendizagem baseada em projeto por meio de metodologias ativas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.

Popular Posts