MINHA EXPERIÊNCIA COM O PADLET FOI...


Esta é a primeira postagem feita pelos estudantes do módulo práticas educativas em EPT que terá colaboração e co-autoria. Todos produzirão o textos abaixo. Então, vamos juntos descobrir como foi a experiência deles com o Padlet? Se tiver interesse em conhecer a produção realizada, acesse: https://pt-br.padlet.com/antonio_junior/Saber_Fazer_Ser_Conviver_a_aprendizagem_sec_21

Meus queridos estudantes, agora é com vocês. Escrevam...


...Muito interessante! Uma maneira de exposição de conhecimentos de forma descontraída e interativa. Fiz apenas uma observação/contribuição com um pequeno texto após assistir o vídeo que tratava da teoria de Bourdieu, mas pude aprender com leituras dos textos, imagens e vídeos postados pelos colegas e pelo professor, e também pelas contribuições do professor em cada texto. 


Eu não conhecia a ferramenta, e confesso que senti um “desconfortozinho”. Rsrs... Mas depois pudemos perceber que era essa a intenção do professor......pois, ao utilizar de metodologias ativas, nos incentivando a construir nosso próprio aprendizado, nos possibilitou compreender mais sobre o assunto.

Eis as palavras dele (professor), ao comentar uma contribuição que falava da "resistência" ao Padlet:

                                                                                                                           (Sheila)


O trabalho com o padlet foi novo para mim. Achei interessante e pensei em possibilidade de uso nas minhas aulas. (Paola).


Tive a oportunidade de conhecer a ferramenta Padlet em um minicurso para docentes do IFRO. Gostei bastante por ele ser super atual e permitir a disseminação de conhecimentos e dúvidas de forma instantânea e simultânea (isso além de gerar um documento que facilita o arquivamento). A exposição das contribuições (seus pensamentos) podem causar um certo receio (aconteceu no meu caso também), mas depois de algumas trocas acaba facilitando. Na minha primeira experiência ele foi usado de forma contínua devido ao método KWL que exigiu no mínimo três contribuições. (Raian)



O Padlet é uma ferramenta nova para mim, porém posso ver que é de grande utilidade, pois além de proporcionar a interação entre alunos e professores com relação aos conteúdos de aprendizagem é uma oportunidade para a construção conjunta do conhecimento. A humanidade passa por um momento especial, onde precisamos lançar mão de novas metodologias educativas e o Padlet é um importante modelo de tal, é tempo de se reinventar, de desenvolver novas habilidades. Ainda preciso me familiarizar com esta ferramenta e o momento é mais do que oportuno. (Waldemira).




         De certa forma tudo que é novo causa uma estranheza, e com o Padlet não foi diferente, descrever sobre temas proposto em uma plataforma digital e não num editor de texto, nos tira da nossa zona de conforto. Contudo esse aprendizado só teve a agregar, vejo que por mais que estamos em um mundo digital de comunicações instantâneas altamente conectado, ainda sim há um esforço tremendo para introduzir essa prática no dia a dia. A partir dele, acabei pesquisando por outras ferramentas digitais para ser usada na minha realidade educacional. Conforme Bender (2014) diz que as escolas simplesmente devem se adaptar por meio de implementação de práticas de ensino que envolve a utilização de tecnologias modernas ao máximo, a fim de atrair o interesse dos discentes e com isso proporcionar um aprendizado com habilidades para vida acadêmica e profissional. (Fabiana Imberti)




MINHA EXPERIÊNCIA COM O PADLET FOI... MINHA EXPERIÊNCIA COM O PADLET FOI... Reviewed by Antonio Jr on 11:51 Rating: 5

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.

Popular Posts