Esta é a primeira postagem feita pelos estudantes do módulo práticas educativas em EPT que terá colaboração e co-autoria. Todos produzirão o textos abaixo. Então, vamos juntos descobrir como foi a experiência deles com o Padlet? Se tiver interesse em conhecer a produção realizada, acesse: https://pt-br.padlet.com/antonio_junior/Saber_Fazer_Ser_Conviver_a_aprendizagem_sec_21
Meus queridos estudantes, agora é com vocês. Escrevam...
...Muito interessante! Uma maneira de exposição de
conhecimentos de forma descontraída e interativa. Fiz apenas uma observação/contribuição
com um pequeno texto após assistir o vídeo que tratava da teoria de Bourdieu, mas
pude aprender com leituras dos textos, imagens e vídeos postados pelos colegas
e pelo professor, e também pelas contribuições do professor em cada texto.
Eu não
conhecia a ferramenta, e confesso que senti um “desconfortozinho”. Rsrs... Mas
depois pudemos perceber que era essa a intenção do professor...
...pois, ao utilizar de metodologias
ativas, nos incentivando a construir nosso próprio aprendizado, nos possibilitou
compreender mais sobre o assunto.

Eis as palavras dele (professor), ao comentar uma contribuição que falava da "resistência" ao Padlet:
(Sheila)
O trabalho com o padlet foi novo para mim. Achei interessante e pensei em possibilidade de uso nas minhas aulas. (Paola).
Tive a oportunidade de conhecer a ferramenta Padlet em um minicurso para docentes do IFRO. Gostei bastante por ele ser super atual e permitir a disseminação de conhecimentos e dúvidas de forma instantânea e simultânea (isso além de gerar um documento que facilita o arquivamento). A exposição das contribuições (seus pensamentos) podem causar um certo receio (aconteceu no meu caso também), mas depois de algumas trocas acaba facilitando. Na minha primeira experiência ele foi usado de forma contínua devido ao método KWL que exigiu no mínimo três contribuições. (Raian)
O Padlet é
uma ferramenta nova para mim, porém posso ver que é de grande utilidade, pois
além de proporcionar a interação entre alunos e professores com relação aos
conteúdos de aprendizagem é uma oportunidade para a construção conjunta do
conhecimento. A humanidade passa por um momento especial, onde precisamos
lançar mão de novas metodologias educativas e o Padlet é um importante modelo
de tal, é tempo de se reinventar, de desenvolver novas habilidades. Ainda
preciso me familiarizar com esta ferramenta e o momento é mais do que oportuno.
(Waldemira).
De certa forma tudo que é novo causa uma
estranheza, e com o Padlet não foi diferente, descrever sobre temas proposto em
uma plataforma digital e não num editor de texto, nos tira da nossa zona de
conforto. Contudo esse aprendizado só teve a agregar, vejo que por mais
que estamos em um mundo digital de comunicações instantâneas altamente
conectado, ainda sim há um esforço tremendo para introduzir essa prática no dia
a dia. A partir dele, acabei pesquisando por outras ferramentas digitais para
ser usada na minha realidade educacional. Conforme Bender (2014) diz que as
escolas simplesmente devem se adaptar por meio de implementação de práticas de
ensino que envolve a utilização de tecnologias modernas ao máximo, a fim de
atrair o interesse dos discentes e com isso proporcionar um aprendizado com habilidades
para vida acadêmica e profissional. (Fabiana Imberti)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPOR QUE VOCÊ EXCLUIU SEU COMENTÁRIO, VANESSA?
ResponderExcluir