Contrato de Aprendizagem do Módulo de Práticas Educativas em EPT 2020.1
Ementa
Fundamentos da organização dos trabalhos pedagógicos na EPT. Tendências do ensino e da aprendizagem na EPT. Práticas Pedagógicas dialógicas. Saberes necessários à prática docente na EPT. Planejamento do ensino na EPT: objetivos, tipologias de conteúdo, metodologias de ensino e avaliação
Apresentação
1. Momento Uau! – visa criar empatia entre os membros da comunidade e confiança na capacidade de todos para o projeto
2. Definição do projeto – estabelecer o objetivo, grupo, recursos, prazo, local e forma de entrega
3. Título – Sugestão: Projeto Integrador para a formação de um cidadão adulto COMPETENTE para o reingresso profissional em uma nova posição no mundo do trabalho, de nível assistente ou técnico.
4. Disciplinas – Qual o curso? como escolher? Como dimensionar carga-horária e objetivos de aprendizagem?
5. Resultado esperado: definir os objetivos de aprendizagem por disciplina e para o projeto integrador, definir instrumentos de avaliação a ser executado pelo estudante e que integre diferentes disciplinas, aplicar a Taxonomia de Bloom para a delimitação dos níveis de rendimento acadêmico
6. Apresentação do resultado: os estudantes são livres para desenvolver a forma para apresentar, registrar e demonstrar o resultado do projeto.
Lembrem-se:
Nosso maior objetivo é criar um cenário para que os adultos/estudantes desenvolvam as soft skills, ao mesmo tempo em que aprendem os objetivos determinados por disciplina e para o curso.
A integração de disciplinas e de objetivos de aprendizagem visa minimizar o número de avaliações, e não a redução do critério de avaliação da aprendizagem pelo professor.
A intencionalidade pedagógica ambicionada é que os estudantes, ao terem parte no nosso curso, desenvolvam-se como cidadão e como profissional, no lugar do adestramento para a resolução de questões de múltipla escolha (concursos, vestibular e ENEM, entre outros...). Eles devem aprender-fazendo e deixarem nossa instituição sendo um cidadão e profissional diferente e, preferencialmente, melhor (como dizer se ele está melhor?)...
Quatro formas de refletir
1. Thinking back – lembrando – de hoje para o passado
· Retornando à experiência de aprendizagem vivida ou recapturando um evento de aprendizagem passado em outro lugar e momento. Isso permite que o estudante revisite inteiramente uma situação previamente vivida em perspectiva diferente. Assim, o aprendiz pode descobrir conhecimento prévio que tinha sido aprendido, mas esquecido.
2. Thinking forward – imaginando – de hoje para o futuro
· O estudante reflete sobre como ele faria as coisas feitas hoje de forma diferente no futuro, e possivelmente uma melhora poderá ser observada ou proposta. Isto é, a aprendizagem acontece. Essa forma de reflexão tem sido reportada como aprendizagem transformadora (transformative learning).
3. Thinking inward – assimilando – de fora para mim
· Reflexão introspectiva traz também o estudante próximo às emoções. Reviver uma experiência prévia será sem significado exceto se isso acender alguma emoção. Por isso, sons, cheiros, sorrisos, pessoas, cores ajudam no processo de aprendizagem. Tudo isso ajudar a descrever a sensação de um momento vivido.
4. Thinking outward – projetando – de mim para fora
· Refletir sobre o mundo ao redor exige um ponto de vista expandido. Identificar as atitudes e opiniões de outros, como um autor, colega de trabalho, ou pessoa de outra cultura leva o estudante a ter considerações profundas sobre seu próprio sistema de crenças. Leva ao desenvolvimento de empatia. Leva a entender outras teorias, ideias ou formas de ver o mundo.
Pontos de vista
Os elementos abaixo ajudarão a elaborar os pontos de vista quando discutirmos nossa ação nos períodos de reflexão.
Tomando em consideração o período/dia/semana de trabalho, o que você pessoalmente achou como
...o mais interessante? O mais interessante para mim foi...
...o mais surpreendente? O que mais me surpreendeu foi...
...o que te fez pensar? O que mais me fez pensar foi...
...o que te impactou? O que mais me impactou foi...
Tomando em consideração o período/dia/semana de trabalho, o que você
...nunca tinha ouvido nada a respeito? Eu não estava ciente de...
...achou tedioso/aborrecido? O que me aborreceu foi...
...pensa que está errado? Eu não estou seguro sobre...
Desenvolvendo uma atitude dialógica (http://www3.hamk.fi/dialogi/diale/index_eng.html)
Simetria
Eu escuto na mesma quantidade em que falo.
Participação ativa
Eu participo do diálogo, inclusive escutando aquilo que é dito em silêncio.
Livrando-se da egocentricidade
Eu sou apenas mais um entre outros participantes no diálogo.
Compromisso
Eu não abandonarei o diálogo, mesmo quando uma situação difícil ocorrer.
Reciprocidade
Eu reagirei de maneira sensível, mostrando não negligenciar ou ignorar ninguém.
Expressão honesta e aberta
Eu compartilho meus pensamentos conforme o tópico discutido, sem agenda obscura.
Respeito a si mesmo e aos outros
Minha expressão facial, meus gestos e discurso mostram o meu respeito a mim e aos demais participantes, pois tenho conhecimento de que temos o mesmo valor.
Assertividade
Anuncio e defendo minhas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte, pois tenho segurança e clareza a respeito dos meus objetivos.
Avaliação pelos pares
entendendo o desenvolvimento pessoal e profissional na EPT
Nome do time de aprendizagem:
Autoavaliação:
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Nome do membro:
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Nome do membro:
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Nome do membro:
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Nome do membro:
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Critério 1:
A pessoa escuta o colega e reflete sobre os argumentos apresentados
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Critério 2:
A pessoa trabalha com foco na resolução do problema comum ao grupo
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Critério 3:
A pessoa está comprometida com a produção de resultados
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Critério 4:
A pessoa é capaz de criar uma atmosfera agradável para o ambiente de trabalho
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Critério 5:
Quem você contrataria? Por que?
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Critério 6:
Quem você não indicaria para uma promoção? Por que?
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Planilha para a avaliação da aprendizagem
Dimensões para o desenvolvimento pedagógico
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Saber
O estudante... |
Fazer
O estudante... |
Conviver
O estudante... |
Ser
O estudante... |
Ferramentas digitais
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Bom: lista diferentes ferramentas digitais para aprendizagem
Excelente: lista e explica o uso de diferentes ferramentas digitais para aprendizagem
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Bom: planeja um ambiente de aprendizagem que considere o uso de ferramentas digitais
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Bom: reconhece a importância de estar vigilante sobre a segurança em ambiente virtual e cyberbullying
Excelente: reconhece a importância de estar vigilante sobre a segurança em ambiente virtual e cyberbullying e ativamente adota um comportamento seguro e cortês
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Bom: sente-se confortável em desenvolver atividades em ambiente virtual
Excelente: sente-se confortável em desenvolver atividades em ambiente virtual e está disposto a aprender sobre novas ferramentas digitais
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Avaliação da aprendizagem que observe o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante
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Bom: Reconhece a importância do alinhamento entre objetivo de aprendizagem-prática pedagógica-avaliação da aprendizagem
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Bom: Organiza os objetivos de aprendizagem observando a Taxonomia de Bloom
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Bom: Reconhece o estudante como um profissional em desenvolvimento
Excelente: Reconhece o estudante como um profissional em desenvolvimento e desenvolve um comportamento dialógico para a resolução de dúvidas durante o processo de avaliação da aprendizagem
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Bom: é um mentor que apresenta diferentes caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante
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Mediação da aprendizagem
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Bom: reconhece a importância da negociação de sentidos para o processo de aprendizagem
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Bom: descreve estratégias para a aprendizagem ativa úteis para a mediação da aprendizagem
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Bom: participa do diálogo de maneira polida
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Bom: é um mediador de conflitos que busca construir o resultado positivo para a comunidade
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Conceito:
Estudante (eu): Professor (ele): Comunidade (nós): |
Cronograma
Atividade
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Data
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Planejamento
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0
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13/jan a 30/abr
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(1) KWL CHART - Fundamentos da organização dos trabalhos pedagógicos e Tendências do ensino e da aprendizagem na EPT
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1
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18 a 23/mai
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Recepção, Apresentação da proposta de trabalho, Formação de times para aprendizagem ativa, Formas de reflexão, Avaliação da aprendizagem. (2)MOMENTO UAU!, (3) MINUTE PAPER, (4) LEARNING SELFIE, (5) GAMIFICATION (visite:
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2
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Currículo STEM, Modelo de desenvolvimento de times de Tuckman, Taxonomia de Bloom, Aprendizagem Ativa e Passiva, Alinhamento Objetivos de Aprendizagem-Prática Pedagógica – Avaliação de Aprendizagem, Tipos de professor vs. Tipos de estudante, Educação para o Século XXI, Engajamento Estudantil - Práticas Pedagógicas dialógicas e Saberes necessários à prática docente na EPT.
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3
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Regras do Open Space, Aprendizagem dialógica, Produção Ativa, (6) MAPA DE EMPATIA+NABC PITCH, (7) BRAINS STORM+VALUE CLOCK - Planejamento do ensino na EPT
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4
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Produção ativa. (8) FLIP-CHART+LEARNING CAFÉ, (9) GIVING VOICE
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5
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Produção ativa. (10) SNOW BALL, (11) AQUARIUM/FISH BOWL
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6
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Demonstração de evidência de aprendizagem – PRESENCIAL
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7
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Demonstração de evidência de aprendizagem – VIRTUAL
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8
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24/mai a 24/jun
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(12) LEARNING JOURNAL (GOOGLE DOCS+BLOG), ATÉ 30 DIAS APÓS O ENCERRAMENTO
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9
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30/jun
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Lançamento das notas
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*número de 1-12 indicam diferentes estratégias/métodos de aula para o desenvolvimento de aprendizagem ativa
**resolução de dúvidas pode ser realizada a todo momento, presencialmente ou por qualquer solução TIC
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