As experiências vivenciadas durante a disciplina de Práticas Educativas em EPT, acredito que revolucionou um pouco o meu conceito de aulas EAD, imaginava que as aulas seriam pouco dinâmicas e que passaríamos a maior parte do tempo estudando teorias (como externei nos comentários durante as aulas) sempre ouvimos teorias e métodos, mas dificilmente visualizamos a prática. O desenvolvimento das atividades de forma remota foi bem desafiador, por tratar de metodologias novas, pra grande maioria da turma e ainda aliadas as ferramentas digitais, porém, não foram limitantes para o desempenho de tudo que foi proposto. Percebi que o professor aplicou de forma fidedigna ao que foi apresentado na teoria, em relação a disponibilidade que o docente deve ter, para a construção do conhecimento, foi ADMIRÁVEL o planejamento e dedicação que conduziu a disciplina.
Em relação a construção do portfólio, vejo que torna uma ferramenta de registro do que foi realizado que pode ser utilizado como instrumento avaliativo de todo o processo de aprendizagem.
Acredito que o conceito de aulas EAD que o Brasil (em especial, o IFRO) tem majoritariamente desenvolvido está um tanto equivocado. Ele esquece ou ignora que educação é desenvolvimento de pessoas, o que é feito através da interação humana (presencial e remota). A internet foi criada para possibilitar a troca instantânea de informação, para permitir a colaboração. A EAD prática tenta minimizar isso. Enfim, desejo que em sua atuação profissional, ao utilizar TIC's, que procure se aproximar das pessoas, conversar, compartilhar e construir conhecimento colaborativamente. Existem tantas soluções fantásticas para isso. Vivenciamos algumas. A aprendizagem não cabe no AVA!!
ResponderExcluir