Portfólio: “link” para a realidade apreendida
Convenhamos, as boas sensações e a
apreensão de um repertório de conhecimento carecem de constatações concretas,
sistematizadas. E o registro nas plataformas digitais deixa essa proposta de
eficácia de ensino-aprendizagem transparente, fidedigna e autêntica.
Os registros rememoram as situações geradas
e as possíveis soluções para as questões levantadas; efetivam como se deram as
interações (mesmo virtualmente) e toda construção de conhecimento.
Esse recurso é a vitrine dos esforços na
construção de conteúdos curriculares, na organização do trabalho em equipe e o
resultado vasto, mesmo com prazos, metas e formato ousados.
A construção do material, esse “arquivo”
das ideias construídas se deu graças ao monitoramento constante do professor Antonio,
que coordenou com ponderação a disciplina Práticas Educativas em EPT de modo
remoto. Foi incansável no acompanhamento dos esboços, nas etapas de discussões,
possibilitando que dominássemos técnicas e habilidades mesmo num curto espaço
de tempo, exigindo-nos criatividade e versatilidade nesse percurso formativo.
A coletânea de trabalhos realizados
traz, de modo intrínseco, muitas reflexões sobre práticas/posturas de ensino na
Educação Profissional e Tecnológica. Toda essa estruturação retrata o
desenvolvimento de experiências verdadeiramente interdisciplinares.
Embora haja esforços institucionais
nessa direção, ainda é muito incipiente na EPT. Por isso, foram aprendizagens expedicionárias
singulares, que faz com que voltemos ao cotidiano laboral enaltecidos pelos
avanços; com muitas inquietações e aspirações.
Gosto de pensar que aprender é construir memórias, e que essas memórias sejam lindas! Esse é um dos objetivos do portfólio. Além disso, saber que inqueitações foram despertadas e que alguns conseguem olhar pela janela e pensar que é possível fazer de outro modo, e que esse outro modo pode ser melhor, diria a propaganda, não tem preço!
ResponderExcluirEnfim, perceba como os desafios superados se tornam pequenos ao realizarmos a apreciação da obra produzida e efetivarmos a celebração do resultado em time...