Relato de Experiência - KWL



Como foi a experiência? Como foi a participação? Foi ativo, divertido?

A dinamicidade e a forma dialógica em que construímos o quadro individual nos moldes KWL intimidou inicialmente, pelo receio de não ter tempo suficiente para alimentar cada coluna.
Entretanto, esse formato possibilita a sequência didática da atividade proposta, fazendo com que não haja a inserção de vieses externos. Com isso, as transcrições das experiências prévias são mais genuínas, mesmo que, ao final, tenha-se a constatação de que o conhecimento está raso ou insuficiente.
O formato KWL ajuda a esclarecer, para nós mesmos, quais as nossas expectativas e objetivos diante das proposições trabalhadas na disciplina Práticas Educativas em EPT, mesmo que isso soe embaraçoso inicialmente – dar “discursividade” às aspirações que, até o momento, ficavam no campo das ideias, apenas.
Por fim, fica mais claro identificar o que foi aprendido e quais perguntas/dúvidas/instigações foram respondidas ou não.



Sobre o KWL e roda de conversa (Giving voice)

A exposição do quadro individual KWL permite perceber e refletir sobre os avanços em compreensão dos pares, colegas de turma. Refletir sobre a progressiva captação de entendimento.  


O QUE SEI SOBRE APRENDIZAGEM
O QUE QUERO SABER
O QUE APRENDI

Aprendizagem é um processo que demanda do professor um comportamento mediador para que os alunos possam ter oportunidade de construir seu repertório de conhecimento, de forma contínua e autônoma. Deve-se ponderar que a aprendizagem tem implicações de ordens mentais, mas também do meio cultural, social e político que o aluno é oriundo. Por isso, o docente precisa mediar as interações para que o conhecimento seja lapidado conjuntamente e que alcance o maior número de sujeitos nesse processo.
A aprendizagem centrada no estudante implica uma postura educacional que considere o repertório de vivências do discente; usando essas informações para traçar estratégias de ensino.




Como preparar o aluno para resolver seus desafios cotidiano.


O trabalho em grupo potencializa a captação de entendimento do estudo proposto. A aprendizagem pautada na interação proporciona uma maior reflexividade, prevê o docente como intermediador.
O processo de ensino tendo o professor como centralizador dificulta que os alunos criem autonomia. Cabe ao educador transformar a ementa em objetivos de aprendizagem, para que os alunos adquiram competências.
O processo avaliativo precisa ser transparente, por meio de um contrato de aprendizagem, deixando claro quais serão os registros/instrumentais do processo produtivo.

Última Etapa

A avaliação escolar precisa ser entendida como análise formativa do aluno; sobre seu engajamento e avanços nas atividades propostas. Partindo do princípio que avaliação é com e para a aprendizagem.
A utilização de uma única prática pedagógica compromete o alcance de entendimento/apreensão do conhecimento pelo grupo.

Relato de Experiência - KWL Relato de Experiência - KWL Reviewed by ERLAINE CORREA DA SILVA on 12:13 Rating: 5

2 comentários:

  1. Então, após a disciplina, conseguimos responder a questão indicada em seu KWL: Como preparar o aluno para resolver seus desafios cotidiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que após a disciplina de práticas pedagógicas em EPT temos uma ideia clara de como preparar o estudante para os desafios do cotidiano, mas temos muitos desafios, pois mudar a maneira de construir a aprendizagem dentro de um sistema engessado implica em realizar dinâmicas inovadoras, o que nem sempre é fácil..

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.