Experiência com a ferramenta KWL e roda de conversa
Com relação a tabela K.W.L. compreendeu-se que se trata de uma ferramenta de planejamento e de organização de dados educacionais que poderão ser usados posteriormente para desenvolver a prática pedagógica, onde, o (K) expõe o que sabe, o que quer saber (W) e a partir de então desenvolve seus estudos e pesquisas para num fechamento, expor o que aprendeu (L). De uma forma geral pode-se verificar que a concepção do grupo em relação ao preparo do aluno e o papel da educação estão alinhados, que os objetivos gerais da educação, de acordo com o que foi exposto, seria preparar, sobretudo para o trabalho em equipe, ter atitude diante das situações, ter liderança, empatia, saber usar as tecnologias como auxiliares de sua prática e desenvolvimento e mais que isso, desenvolver a autonomia intelectual para que o aluno prossiga no , uma vez, que o futuro profissional, por conta do desenvolvimento, é incerto.Portanto aqui se firma a ideia de que a educação deve se pautar em preparar o sujeito para o mundo do trabalho, uma vez que esse “o mundo do trabalho” não se prende ao hoje e sim ao ontem e o amanhã em uma historicidade que nos posicionar melhor no seu hoje, e que portanto o ideal da educação seria preparar o aluno pesquisador que diante da pesquisa poderá se adequar ao seu contexto.Esse estudo, além de importante é muito pertinente pois nos leva a profundas reflexões como pudemos vivenciar durante as exposições dos trabalhos dos colegas durante a disciplina.Em relação a Roda de conversa, a metodologia permitiu o compartilhamento dos conteúdos produzidos individualmente por cada participante, sobre o que foi discutido durante a aula expositiva, que foi a técnica do KWL. As contribuições que os colegas apresentaram, traziam questionamentos interessantes até para maior discussão no grupo, porém, acredito que devido ao tempo e a quantidade de trabalhos que foram apresentados, impossibilitou o aprofundamento das discussões.
Sobre a aula expositiva desenvolvida por meio do Google Meet, que é uma das ferramentas que atualmente está nos possibilitando realizar nossas aulas do ProfEPT em meio a pandemia que estamos passando, evitando que tenhamos atraso em nosso calendário. Percebemos que a dinâmica para realização das aulas tem sido bem intensa pois o processo de organização do ensino-aprendizagem on-line é muito mais complexo do que o que realizamos no presencial, exigindo uma logística nova tanto para o professor quanto para nós alunos, e uma maior dedicação também de ambos. Notamos que o papel do professor se multiplicou exigindo uma maior capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações o obrigando propor diversas atividades. A dinâmica de trabalho utilizada pelo professor Antônio para conduzir as aulas expositivas tem sido bem dinâmica na medida em que possibilita a interação dos alunos para comentar e fazer perguntas durante todo o desenvolvimento da aula, tornando o momento menos monótono e mais atrativo.
Mestrandas: Daniele Neiva; Maria Waldemira e Vanessa Oliveira
ProfEPT - Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama
Agora, um questionamento sobre a percepção da disciplina desenvolvida. Sabe dizer se o professor ajustou a disciplina ou a condução dela conforme as observações indicadas pelos estudantes sobre aquilo que eles queriam saber (o W do KWL)?
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