EXPERIÊNCIA KWL E RODA DE CONVERSA



 K-W-L
TÓPICO: Educação no século XXI centrada no estudante
O Que eu sei?

              O que eu quero saber?

O que eu aprendi?
A educação do século XXI deve ser centrada no estudante, e as metodologias ativas contribuem como método de construção de conhecimento coletivo, crítico e significativo.

Como colocar em prática

O processo de ensino-aprendizagem é complexo e deve ter aluno como ator principal do processo educativo. Nesse sentido, as metodologias ativas têm um papel importante de proporcionar a construção da aprendizagem significativa e produtiva, por meio de portfólios, projetos, etc.  A construção da aprendizagem deve acontecer em grupo e o professor deve ser mediador do processo, os discentes devem contrapor, discutir e construir pensamentos e significar isso para seu dia a dia. Para que o processo educativo seja significante é necessário que todos os atores envolvidos no processo educativo se conscientizem de que essa mudança, começando pelos atores que conduzem a educação no país.

Socializar a experiência com o professor e mestrandos da disciplina de práticas educativas em educação profissional e tecnológica foi bem interessante, compartilhamos pensamentos em comum e complementamos pontos significativos em relação a técnica KWL.
EXPERIÊNCIA KWL E RODA DE CONVERSA EXPERIÊNCIA KWL E RODA DE CONVERSA Reviewed by Fabiana Alves on 11:05 Rating: 5

2 comentários:

  1. Vou refazer a pergunta do seu KWL. E, então, após uma semana de prática, já sabes como colocar em prática a aprendizagem centrada no estudante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que tenho um preparo para colocar em prática a aprendizagem centrada no estudante, pois no decorrer da disciplina as metodologias para alcançar uma educação significativa foi realizada passo a passo e pude vivenciar maneiras interessantes de construção do conhecimento baseada em projetos/problemas.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.