
O time de aprendizagem "DWV", é composto por Daniele, formada em Biologia, Maria Waldemira professora da matemática e Vanessa, Pedagoga. Com o objetivo de construir de forma coletiva as atividades relacionadas à disciplina Práticas Educativas em Educação Tecnológica, mais precisamente para elaborar um Mapa de Empatia, o time DWV foi constituído. Nosso objetivo é trabalhar na perspectiva em que o aluno se veja participante do processo de aprendizagem. E para isso as ferramentas e recursos tecnológicos são ótimos caminhos para promover a aprendizagem ativa. Para isso, Professor Antônio nos apresentou a ferramenta, "Mapa de Empatia", nós do grupo não conhecíamos ainda a ferramenta. Ela serviu para darmos inicio as nossas atividades de planejamento do nosso curso e da melhor maneira possível, conhecendo o nosso aluno, sujeito da aprendizagem. A utilização do mapa de empatia nos possibilitou realmente "nos colocarmos no lugar do aluno", no nosso caso, nos colocamos ou nos imaginarmos na posição do "José", para identificar suas dores e necessidades, para a partir daí criarmos objetivos e construirmos um curso totalmente voltado para as suas reais necessidades e perspetivas. Percebemos, quão importante e primordial é esse ato para o planejamento de qualquer formação que objetiva alcançar o aluno e aumentar as possibilidades de permanência e conclusão. Certamente, a partir de agora utilizaremos o "Mapa de Empatia" em nossa prática profissional, pois identificamos na prática a riqueza de informações que ela nos possibilita.
A aprendizagem realizada colaborativamente proporcionará ao estudante a aquisição de conhecimentos que serão fundamental para a vida em sociedade.
ResponderExcluirO que a técnica Mapa de Empatia permitiu aprender sobre a prática educativa centrada no estudante?
ResponderExcluirProfessor, obrigada pelo fade back! Incluímos em nosso texto nossa experiência sobre o Mapa de Empatia. Postagem atualizada.
Excluir