TIME VAI EPT!
A metodologia do Learning Café foi uma experiência ótima, bem dinâmica e ativa. Após entender bem o uso da ferramenta tecnológica, ficou mais fácil realizar as intervenções nos trabalhos dos colegas.
Como não tenho vivência em sala de aula, no sentido de ensinar pessoas, o aprendizado foi bem inovador e desafiador. Fiquei refletindo sobre o uso dessas metodologias quando de minha formação tanto no ensino regular quanto na faculdade, teria sido bem importante para fixação e entendimento do conteúdo aplicado.
Entendo que o uso de metodologias ativas, como o próprio nome sugere, é essencial para despertar no aluno um novo olhar sobre as formas de aprendizagem, tirando-o do modo passivo de ver o mundo, como ocorre no ensino de nosso país há muito tempo (Sinvaldo)
O Learning café presencialmente tem uma abordagem bem dinâmica,
devido o momento atípico que estamos vivendo, a aula foi realizada toda
remotamente sendo um grande desafio para que a didática da abordagem pedagógica
seja realizada com êxito. Eu como aluna achei interessante, pois acredito que consegui
contribuir de forma significativa na proposta de conteúdo dos outros colegas. A
utilização do Google meet nas explicações das aulas, atividades e explanação do
conteúdo me mostrou que há uma necessidade desse contato mais pessoal entre professor-aluno,
o que não ocorre na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem. A
utilização do Google Docs me surpreendeu pela dinâmica que a ferramenta proporciona,
pois de forma simultânea todos contribuíram na elaboração do discurso, deixando
seus apontamentos, dúvidas, ideias, sugestões. (Fabiana)
Mestrandos: Fabiana Imberti; Paola Maeda; Sinvaldo Rodrigues
ProfEPT - Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama
Então, pergunto: é possível a mediação remota da aprendizagem? Qual ferramenta se ajusta melhor ao processo? Existe alguma exigência para que a aprendizagem seja mediada remotamente?
ResponderExcluirSer possível até que é, mas há uma necessidade de maturidade dos envolvidos no aprendizado, pois mesmo não conhecendo a ferramenta, ele seja capaz de aprender durante o processo, o que demandaria um maior engajamento do aluno na disciplina. O Google meet é fundamental para a roda de conversa, para as dúvidas que possa surgir durante a atividade.
ResponderExcluir