LEARNING CAFE - Experiências


TIME VAI EPT!

          A metodologia do Learning Café foi uma experiência ótima, bem dinâmica e ativa. Após entender bem o uso da ferramenta tecnológica, ficou mais fácil realizar as intervenções nos trabalhos dos colegas.
       Como não tenho vivência em sala de aula, no sentido de ensinar pessoas, o aprendizado foi bem inovador e desafiador. Fiquei refletindo sobre o uso dessas metodologias quando de minha formação tanto no ensino regular quanto na faculdade, teria sido bem importante para fixação e entendimento do conteúdo aplicado.
        Entendo que o uso de metodologias ativas, como o próprio nome sugere, é essencial para despertar no aluno um novo olhar sobre as formas de aprendizagem, tirando-o do modo passivo de ver o mundo, como ocorre no ensino de nosso país há muito tempo (Sinvaldo)
         O Learning café presencialmente tem uma abordagem bem dinâmica, devido o momento atípico que estamos vivendo, a aula foi realizada toda remotamente sendo um grande desafio para que a didática da abordagem pedagógica seja realizada com êxito. Eu como aluna achei interessante, pois acredito que consegui contribuir de forma significativa na proposta de conteúdo dos outros colegas. A utilização do Google meet nas explicações das aulas, atividades e explanação do conteúdo me mostrou que há uma necessidade desse contato mais pessoal entre professor-aluno, o que não ocorre na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem. A utilização do Google Docs me surpreendeu pela dinâmica que a ferramenta proporciona, pois de forma simultânea todos contribuíram na elaboração do discurso, deixando seus apontamentos, dúvidas, ideias, sugestões. (Fabiana)



Mestrandos: Fabiana Imberti; Paola Maeda; Sinvaldo Rodrigues
ProfEPT - Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama
LEARNING CAFE - Experiências LEARNING CAFE - Experiências Reviewed by Fabiana I. L. on 09:57 Rating: 5

2 comentários:

  1. Então, pergunto: é possível a mediação remota da aprendizagem? Qual ferramenta se ajusta melhor ao processo? Existe alguma exigência para que a aprendizagem seja mediada remotamente?

    ResponderExcluir
  2. Ser possível até que é, mas há uma necessidade de maturidade dos envolvidos no aprendizado, pois mesmo não conhecendo a ferramenta, ele seja capaz de aprender durante o processo, o que demandaria um maior engajamento do aluno na disciplina. O Google meet é fundamental para a roda de conversa, para as dúvidas que possa surgir durante a atividade.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.

Popular Posts