KWL E RODA DE CONVERSA - EQUIPE GO, POWER RANGERS |
KNOW - As novas transformações econômicas, culturas e tecnológicas da modernidade necessitam de acompanhar e adapar-se às novas necessidades do estudante do século XXI, já que os meios e mídias eletrônicas invadiram os espaços e tempos dos jovens e estes possuem muita dificuldade em adequar-se ao tipo de educação bancária, em que ainda predomina hierarquização, disciplinamente e imposição acima dos ideais de liberdade de expressão, autonomia, criticidade, reflexividade. O ensino e a educação sofre forte influência das ideologias conservadoras, ao conceber a educação como destinada restritamente a adestrar profissionais para o mercado do trabalho, sem equacionar todas outas dimensões do ser humano necessárias à sua integralidade, como cultura, trabalho, consciências sócio-histórica, tecnológica, etc, sendo portanto uma educação parcial e unilateral, que limita e constrange as reais capacidades dos alunos.
WANT - Nossa vontade é que a educação se liberte e rompa com metodologias passivas e adestradoras empregados no ensino-aprendizagem, através de uma aprendizagens ativas, que oportunizem o aluno construir conjuntamente com o professor a aprendizagem significativa, debatendo, dando espaço ao diálogo, fomentando a criticidade e reflexividade, e deixando a criatividade dos alunos acontecerem e se expandirem. Que as avaliações fujam da padronização escrita e se baseiem as novas metodologias ativas, criativas, que possibilitem o desenvolvimento pleno do aluno enquanto ser humano, em todas suas dimensões.
LEARN - Aprendemos que temos muito a avançar para romper com a dicotomização do ensino, com a dualidade social de um ensino propedêutico para a classe burguesa e um ensino pragmático e manual para as classes menos fevorecidas socioeconomicamente. Que precisamos ousar, inovar, mesmo sob a tentativa de submissão ao ditames mercantis e economicistas que visam restringir e reduzir a educação a uma mercadoria, temos a chance de internamente nas salas de aula aplicar todos conhecimentos e conteúdos programáticos através destas técnicas inovadoras e transformadoras, buscando emancipar, dar autonomia e formar futuros dirigentes, visando romper com a imobilidade social que a estratificação capitalista causa na educação e no trabalho, principais causas das desigualdades sociais.
Enfim, após uma semana de estudo e dedicação, consegue responder para mim se: É possível uma educação libertadora e que rompa com metodologias passivas e adestradoras empregados no ensino-aprendizagem, através de uma aprendizagens ativas?
ResponderExcluirÉ possível oportunizar ao aluno a construção conjunta com o professor da aprendizagem significativa, debatendo, dando espaço ao diálogo, fomentando a criticidade e reflexividade?
É possível permitir que a criatividade dos alunos aconteça? E que as avaliações fujam da padronização escrita?
Uma educação libertadora e significativa é possível, mas implica na mudança da cultura educacional do nosso país. Hoje o Brasil tem um sistema educacional que não prepara os estudantes para a vida, prepara para marcar X em uma prova de múltipla escolha. Proporcionar a aprendizagem significativa por meio do debate é extremamente interessante, pois desenvolve diversas capacidades inerentes para a vida em sociedade. Permitir que a criatividade do aluno aconteça deveria ser momentos constantes na escola, porém temos um sistema educacional engessado e arcaico, mas superar essas questões é imprescindível para realização de uma educação que permita o desenvolvimento de indivíduos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. Acredito que todos devemos plantar uma semente e começar mudando a nossa realidade em sala de aula e nossas práticas pedagógicas diárias, afim de contribuirmos para uma educação significativa.
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