Grupo DWV: Brainstorm+Value Clock - definindo avaliação da aprendizagem



        Brainstorm, ou Tempestade de idéias, como é bem conhecida, é uma ótima técnica utilizada para se iniciar uma discussão sobre qualquer tema. Ela possibilita a participação de todos os envolvidos de forma dinâmica, assertiva e considera todas os argumentos válidos.  A experiência do grupo em trabalhar com a técnica para definir estratégias de avaliação da aprendizagem foi bastante rica, porém, desafiadora. Tivemos até que fazer uma pausa para pensar em mais possibilidades de estratégias avaliativas para concluir nossa relação de dez sugestões. 
   Concluímos a primeira etapa da atividade no tempo previsto e logo após, conforme orientação do professor Antônio seguimos para a técnica Value Clock, selecionamos as cinco estratégias avaliativas que consideramos possuir mais relevância e criamos então nosso relógio de Valor, e posteriormente uma análise par-a -par.




A experiência foi valiosa. A interação, participação e engajamento do time para conclusão da atividade proposta foi visível. Porém, o que mais nos marcou como aprendizado, foi chegarmos ao entendimento de que para um docente que trabalha na perceptiva de formação onmilateral, não pode se limitar em praticar apenas um mesmo modelo avaliativo, mas, possibilitar que o aluno possa demostrar de várias formas e maneiras o conhecimento construído.


Mestrandas: Daniele Neiva; Maria Waldemira e Vanessa Oliveira
ProfEPT - Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama



Grupo DWV: Brainstorm+Value Clock - definindo avaliação da aprendizagem Grupo DWV: Brainstorm+Value Clock - definindo avaliação da aprendizagem Reviewed by Vanessa Oliveira on 13:40 Rating: 5

3 comentários:

  1. Não há o que comentar. Posso apenas destacar: "um docente que trabalha na perceptiva de formação onmilateral, não pode se limitar em praticar apenas um mesmo modelo avaliativo, mas, possibilitar que o aluno possa demostrar de várias formas e maneiras o conhecimento construído."

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.