Brainstorm, ou Tempestade de idéias, como é bem conhecida, é uma ótima técnica utilizada para se iniciar uma discussão sobre qualquer tema. Ela possibilita a participação de todos os envolvidos de forma dinâmica, assertiva e considera todas os argumentos válidos. A experiência do grupo em trabalhar com a técnica para definir estratégias de avaliação da aprendizagem foi bastante rica, porém, desafiadora. Tivemos até que fazer uma pausa para pensar em mais possibilidades de estratégias avaliativas para concluir nossa relação de dez sugestões.
Concluímos a primeira etapa da atividade no tempo previsto e logo após, conforme orientação do professor Antônio seguimos para a técnica Value Clock, selecionamos as cinco estratégias avaliativas que consideramos possuir mais relevância e criamos então nosso relógio de Valor, e posteriormente uma análise par-a -par.
Concluímos a primeira etapa da atividade no tempo previsto e logo após, conforme orientação do professor Antônio seguimos para a técnica Value Clock, selecionamos as cinco estratégias avaliativas que consideramos possuir mais relevância e criamos então nosso relógio de Valor, e posteriormente uma análise par-a -par.
A experiência foi valiosa. A interação, participação e engajamento do time para conclusão da atividade proposta foi visível. Porém, o que mais nos marcou como aprendizado, foi chegarmos ao entendimento de que para um docente que trabalha na perceptiva de formação onmilateral, não pode se limitar em praticar apenas um mesmo modelo avaliativo, mas, possibilitar que o aluno possa demostrar de várias formas e maneiras o conhecimento construído.
Mestrandas: Daniele Neiva; Maria Waldemira e Vanessa Oliveira
ProfEPT - Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama
Não há o que comentar. Posso apenas destacar: "um docente que trabalha na perceptiva de formação onmilateral, não pode se limitar em praticar apenas um mesmo modelo avaliativo, mas, possibilitar que o aluno possa demostrar de várias formas e maneiras o conhecimento construído."
ResponderExcluirObrigada pelo fade back professor!
ExcluirObrigada pelo fade back professor!
ResponderExcluir