NOSSA EXPERIÊNCIA COM O MAPA DE EMPATIA - EQUIPE GO, POWER RANGERS

Mapa de Empatia


Nosso grupo composto por Erlaine, Fabiana, Juliane e Luiz, da Equipe Go, Power Rangers percebeu que a metodologia desenvolvida para elaboração do Mapa de Empatia envolve percepções emocionais, culturais, sociais, econômicas, geracionais, etc, que ultrapassam os limites de uma interpretação unilateral, como aquela que culpabiliza somente o aluno por sua falta de vontade, desinteresse ou negligência por ter abandonado os estudos e a sequência etária considerada "normal" pelos critérios nacionais. Na realidade, um conjunto de fatores específicos de cada pessoa acabam por ter diferentes influências nas escolhas referentes a seus projetos formativos. Percebemos, entretanto, que alguns fatores como a falta de integração entre os saberes escolares e as práticas cotidianas, a falta de relações dialógicas, problematizadoras, críticas, a imposição do saber autoritário,  e disciplinador são problemas comuns a maioria daqueles que deixam de estudar, por desestimular e afastar os alunos que não acompanharam os períodos etários escolares. Em nosso caso, o fator cultural de gênero teve peso importante para as escolhas da nossa personagem, haja vista que às mulheres sempre foi dificultado protagonismo social e trabalhista, educacional. Os modos de vida culturais de cada geração influenciam muito nas escolhas sobre a educação. O Mapa de Empatia nos proporcionou uma maior percepção de fatores que podem contribuir para motivar pessoas a estudar, enfatizando a importância de uma educação integral, emancipadora e transformadora e os benefícios que essas pessoas e a sociedade em geral colhem com isso.
NOSSA EXPERIÊNCIA COM O MAPA DE EMPATIA - EQUIPE GO, POWER RANGERS NOSSA EXPERIÊNCIA COM O MAPA DE EMPATIA - EQUIPE GO, POWER RANGERS Reviewed by LUIZ on 15:28 Rating: 5

2 comentários:

  1. Por que situação como "falta de integração entre os saberes escolares e as práticas cotidianas, a falta de relações dialógicas, (...) imposição do saber autoritário" são tão comuns nas escolas brasileiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o sistema educacional brasileiro não prepara o estudante para a vida. O sistema educacional, como é concebido atualmente, fragmenta o saber por meio de currículos divididos em disciplinas, quando na verdade não há divisão do saber, todos os conhecimentos construídos historicamente pela sociedade são integrados.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Slider Widget

1/recent/slider

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh

Aprender depois de adulto: um blog sobre a EPT para adultos em reposicionamento no mundo do trabalh
Este blog é um ambiente para a demonstração de aprendizagem pelos estudantes do módulo Práticas educativas em EPT, 2020/1, do Mestrado Profissional ProfEPT, do IFRO Porto Velho Calama, sob supervisão do prof. Antonio Jr. Aqui, é esperado que eles reflitam acerca de diferentes estratégias de aprendizagem vividas durante o módulo e, ainda, que façam a construção de um projeto de curso EPT para estudantes adultos que precisam de uma nova colocação no mundo do trabalho.